top of page

Banca Intermediária

 

Para a banca externa, procuramos trazer todos aqueles conceitos que tínhamos desde o começo do projeto. Apresentamos o mapa conceitual, com todas as ideias sobre a área, como a quebra da conversa entre a área já existente; a diferença de velocidades e de sons; além da “bolha urbana”, conceito importante para o projeto e que se desenvolve a partir da análise da ciclovia. Com esse mapa, o caminho para a formação das ideias de variabilidade dos passeios, bem como da modulação e do diagrama de progressão rítmica, se formaram de maneira contínua, sem grandes quebras ao longo do processo criatIvo. Após a apresentação de nossos conceitos iniciais, partimos para a descrição de outros aspectos do projeto bem desenvolvidos até aquele momento: a analogia da "árvore" inserida entre linhas na implantação, importante para a materialização dos conceitos iniciais de complexidade e transição; a definição dos canteiros e pisos, com desenhos curvos que conversam com as linhas das edificações e dos equipamentos do parque, e o detalhamento da grande passarela, elemento importante cujo acesso acontece por uma a escada central vistosa, que se desenvolve ao redor de uma grande árvore e é iluminada a partir de um grande recorte na passarela. Em relação às habitações, houve uma tentativa de trabalhar uma identidade por meio de reentrâncias coloridas em toda a fachada nordeste, as quais também ajudariam na proteção contra o sol. Quanto aos edifícios de apartamentos e suas distribuições, o conceito de variabilidade se apresenta na medida em que cada edifício de habitações contém características próprias que surgem a partir de suas particularidades, as quais podem aparecer na forma de pórticos, praças elevadas, número de pavimentos, salas comerciais, ou como consequência da sua posição em relação ao todo. A variabilidade aparece também no número de tipologias, que também se diferenciam entre sí de acordo com os diferentes formatos de famílias previstos pelo grupo. Dessa forma, a contagem final do número de apartamentos fechou um um total de 581 unidades, em média, que poderiam abrigar cerca de 2150 moradores da região.

A previsão é que a maioria de desses moradores viria do Alto da Caieira e do final da Servidão Deolindo Costa, ambas regiões de alto risco, e sendo realocados para as novas habitações.Os comentários dos professores ressaltaram alguns pontos gerais relacionados à relação do projeto com o meio ambiente (regeneração do mangue), ao modelo de habitação (comercialização ou aluguel social), às características do solo e do lençol freático, às técnicas construtivas que deveriam estar mais presentes nas apresentações e à importância de se pensar quem é essa população que será atendida pelo projeto.

Algumas críticas mais pontuais foram feitas também em relação à nossa proposta: Foi apontado a falta de conexão entre o projeto e o bairro do Saco dos Limões, ainda que essa necessidade tenha aparecido nos esquemas e na parte conceitual.- A parte de técnicas construtivas ainda não estava bem definida e não cumpria papel central no projeto.- Os acessos que fizemos por baixo da via expressa não seriam viáveis, devido à altura elevada do lençol freático..- Faltavam estacionamentos.- O uso de tecnologia sustentável ainda não estava claro.- A relação entre as duas partes do projeto que são cortadas pela via expressa não estava ainda bem resolvida. Alguns professores defenderam que o tratamento da rodovia fosse mais ousado, que se apresentasse com intervenções mais fortes. Passadas todas as discussões, chegamos à conclusão de que as questões tiradas a partir desse momento de banca externa foram muito positivas. Mesmo que os comentários tenham sido mais gerais, até por que os professores ali não haviam acompanhado o processo desde o início, as indagações eram sempre muito pertinentes e refletiam, muitas vezes, falhas que os grupos tinham em comum em relação aos métodos e processos adotados. Saímos com a sensação de que mesmo que tivéssemos muita coisa já desenvolvida, existiam questões centrais sobre as quais ainda não havíamos pensado, e que poderiam mudar drasticamente os rumos do projeto.

bottom of page