top of page

Processo Criativo - Modulação Inicial

 

O processo criativo do grupo seguiu a partir da definição de uma regra de modulação utilizando blocos de isopor. Em um primeiro momento, cada um dos integrantes muniu-se de dois tipos de blocos prismáticos quadrangulares - de dimensões 4x1 e 2x2 u.m. - e procurou formar sua própria regra modular.

      Em seguida, os quatro modelos formados foram apresentados ao grupo e cada integrante expôs seus argumentos e metodologias elaboradas para então atingir num novo padrão modular que refletiria a intersecção das características consideradas interessantes observadas em cada um dos modelos iniciais. O módulo da imagem a cima, dotado de parametrizações quanto ao posicionamento -translação - de um bloco com relação ao outro, foi a regra definida pelo grupo ao final desse momento.

     Como próximo passo, foram montados blocos maiores em um ensaio conceitual do que seriam futuramente os conjuntos residenciais do projeto. Esses blocos seguiram a regra modular, e foram posicionados sobre uma folha de isopor, como tentativa de criar ambiências e dar início à demarcação de áreas verdes, de lazer e de integração dos usuários. Foram também estudadas as possibilidades de eixos principais e secundários de deslocamento proporcionados pelas formas desenvolvidas.

bottom of page