top of page

Diagrama de Conceitos Iniciais

 

O grupo realizou um diagrama conceitual da área que visa distribuir todas as informações adquiridas anteriormente. Essas, serão capazes de nos dar diretrizes gerais sobre a intervenção e nos ajudar à entender inteiramente o recorte urbano. Além disso, a forma como apresentamos essas informações nesse diagrama já ilustra algumas posições e questionamentos do grupo.

     

A síntese organizada se divide em cinco pontos principais de observação:

 

1. Uma variação considerável de ritmos no eixo transversal que compreende a área do bairro dos saco dos limões até o mangue e a ciclovia. O ritmo é aqui entendido em seu sentido amplo, representando especialmente o ritmo do comportamento cotidiano, que pode se refletir nas velocidades de deslocamento.

 

2. O espaço do mangue e da ciclovia considerado como uma bolha urbana. Atrativa pela sua ambiência e qualidade como lazer, e extremamente desintegrada e desconectada de todo o resto da cidade. É uma bolha por ser ao mesmo tempo positiva em seu isolamento, mas super frágil e desconectada em relação ao todo.

 

3. Uma ruptura entre a cultura do lazer, exercitada na ciclovia, e a cultura no próprio bairro, com seus equipamentos públicos e urbanidade única. Esse eixo cultural carece de ser refeito e repensado através de um bom projeto.

 

4. A forma de se deslocar dentro do bairro, descontínua e complexa, que contrasta com o deslocamento que é feito ao longo do aterro, de forma linear e mais monótona.

 

5. A variação do impacto sonoro e a relação dele com as qualidade e defeitos de cada lugar dentro da área. Como lidar com o ruído produzido por um grande fluxo de automóveis que corta todo o área de projeto?

 

Esses cinco pontos são um produto das discussões do grupo ao longo dessa etapa, refletem a nossa preocupação em pensar parque e conjunto habitacional que seja realmente parte da cidade existe e não uma cidade a parte.

bottom of page